Debates sobre educação

O CMESO organiza, desde o 2o semestre de 2017, debates sobre questões relevantes para a educação no município de Sorocaba com o objetivo de provocar a reflexão sobre os temas propostos. Nesta página você encontra a relação das atividades passadas e futuras. As ações são sempre abertas à comunidade.

II Encontro. Tema: Escola Sem Partido

Tema: Debate sobre o projeto de lei “Escola sem partido”
Data: 09/10/2017 (segunda-feira), 19:00h
Local: Centro de Referência em Educação (CRE)
Convidado: Prof. Aldo Vannucchi
Currículo: Possui graduação em Filosofia pela Universidade Gregoriana de Roma (1948), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras “Nossa Senhora do Patrocínio” (1981), graduação em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma (1952), mestrado em Filosofia pela Universidade Gregoriana de Roma (1968) e mestrado em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma (1971). Atualmente é Assessor Especial da Reitoria da Universidade de Sorocaba, instituição na qual foi Reitor também. Foi membro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação – CES/CNE. Possui vários títulos publicados na área de Educação e Cultura.

Tema: Debate sobre o projeto de lei “Escola sem partido”
Data: 09/10/2017 (segunda-feira), 19:00h
Local: Centro de Referência em Educação (CRE)
Convidado: Prof. Dr. Pedro Laudinor Goergen
Currículo: Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Nossa Senhora Imaculada Conceição (1968) e doutorado em Filosofia – Ludwig Maximilians Universität München (1975). Pos-doutorado na Universidade de Bochum e no Instituto Max Planck da Alemanha. Atualmente é professor titular da Universidade de Sorocaba e professor titular (colaborador) da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando e publicando principalmente nos seguintes temas: Educação, Universidade, Ética, Formação de professores e Teoria Crítica.

I Encontro. Tema: Plano de Ações Articuladas (PAR)

Tema: Plano de ações articuladas (PAR)
Data: 30/08/2017 (quarta-feira), 09:00h
Local: Centro de Referência em Educação (CRE)
Palestrante: Marcio Bortolli Carrara, Gestor de Desenvolvimento Educacional da Secretaria de Educação de Sorocaba
Resumo: O Plano de Ações Articuladas é uma ferramenta de planejamento das políticas educacionais, e funciona em regime de colaboração federativa. Esse planejamento auxilia estados e municípios no diagnóstico de suas redes e na estruturação de ações para o alcance de suas metas educacionais.