Debates sobre educação

O CMESO organiza, desde 2017, debates sobre questões relevantes para a educação no município de Sorocaba com o objetivo de provocar a reflexão sobre os temas propostos. Nesta página você encontra a relação das atividades passadas e futuras. As ações são sempre abertas à comunidade.

Próximo Encontro:


ENCONTRO VI. Tema: “PNLD ou Sistema Apostilado de Ensino na Rede Municipal de Sorocaba?”


Data: 02/10/2018 (terça-feira), 19:00h
Local: Plenário da Câmara Municipal de Sorocaba. Av. Eng. Carlos Reinaldo Mendes, 2945, Alto da Boa Vista, Sorocaba, SP

(*) Gravação do Debate/Audiência Pública: parte 1/2 e parte 2/2

Convidado: Prof. André Luis de Jesus Gomes
Currículo: Graduado em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes, UMC (1995), Especialista em Gestão Estratégica em Comunicação e Relações Públicas (Carga Horária: 950h) pela Universidade de São Paulo, USP (2002). É professor na Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação de Campinas (ESAMC). Autor de diversos livros, dentre eles: “A História de uma Semente de Gente”, “A menina que queria um elefante” e “Manifesto pela ocupação amorosa dos corações vazios”. É Secretário da Educação do município de Sorocaba. Link para currículo Lattes: aqui.

Convidada: Profa Dra Ana Lúcia Guedes Pinto
Currículo: Professora Titular do Departamento de Ensino e Práticas Culturais da Faculdade de Educação da Unicamp. Possui graduação em Pedagogia pela UNICAMP (1990), Mestrado em Educação pela FE/UNICAMP (1994), Doutorado em Linguística Aplicada pelo IEL/UNICAMP (2000) e Livre Docência na área de Teoria Pedagógica pela FE/UNICAMP (2011). É líder do grupo de pesquisa Letramento do Professor (IEL-UNICAMP) e vice-líder do grupo ALLE/AULA (FE/UNICAMP). Tem experiência na docência dos anos iniciais do Ensino Fundamental I, no antigo Curso de Magistério (2o grau) e na formação inicial e continuada de professores. Atua na área de Educação e de Linguística Aplicada, com ênfase na Formação de Professores, produzindo trabalhos principalmente na confluência dos seguintes temas: práticas de leitura e escrita, alfabetização, estudos do Letramento, práticas de ensino e estágio supervisionado na formação profissional docente, cotidiano escolar, histórias de leitura, História Oral e Formação de Professores e memória e formação. É autora de 25 artigos publicados em periódicos, 9 livros, 25 capítulos de livros e 96 artigos ou resumos publicados em congressos. Atuou como avaliadora do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Link para o currículo Lattes: aqui

Convidado: Prof. Me. Everton de Paula Silveira
Currículo: Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Campus Sorocaba (2014), graduado em Filosofia pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) (2011) e graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) (2007). Possui MBA em Gestão da Excelência em Educação pela Faculdade Pitágoras (2012). Pós-Graduado em Gestão Escolar pela Faculdade Pitágoras (2010) e em Gestão do Trabalho Pedagógico: Supervisão Escolar e Orientação Educacional pela Faculdade Internacional de Curitiba – Facinter (2009). É supervisor de ensino de carreira da Secretaria da Educação do Município de Sorocaba. Cursa Direito na Faculdade de Direito de Sorocaba (FADI) e Especialização em Gestão Pública na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Gestão Educacional, Políticas Públicas, Currículo e Legislação Educacional. É membro do Conselho Municipal de Educação de Sorocaba (CMESO), onde preside a Câmara do Ensino Fundamental. Coordenou o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) da Secretaria da Educação de Sorocaba entre os anos de 2009 e 2012. Link para o currículo Lattes: aqui


ENCONTRO V. Tema: “BNCC: Educação Infantil em foco”


Data: 29/08/2018 (quarta-feira), 14:00h
Local: Faculdade Anhanguera de Sorocaba. Av. Dr. Armando Pannunzio, 1478, Anfiteatro, 1o andar, Bloco A

Convidada: Profa Dra Roseli Garcia
Currículo: Doutora em Educação pela Universidade de Sorocaba (2014). Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Sorocaba (1991), mestrado em Educação pela Universidade de Sorocaba (2007). Atualmente é diretora de escola da Prefeitura Municipal de Sorocaba. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, primeira infância, educação infantil, educação superior, políticas públicas e gestão da educação infantil. Membro do Fórum Regional de Educação Infantil de Sorocaba.


ENCONTRO IV. Tema: “O papel do estagiário na educação – limites e possibilidades”


Data: 11/04/2018 (quarta-feira), 19:00h
Local: Faculdade Anhanguera de Sorocaba. Av. Dr. Armando Pannunzio, 1478, Anfiteatro, 1o andar, Bloco A

Convidada: Profa Ma Solange Ap. da Silva Brito
Currículo: Graduação em Pedagogia, pela Universidade de Sorocaba (UNISO), 2000; Pós-Graduação em Gestão Educacional e MBA em Gestão da Excelência, pela Fundação Pitágoras (2010/2012); Pós-Graduação Em Letramento e Alfabetização, pela Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), 2012; Mestre em Educação pela UFSCar/Sorocaba, 2013. Membro do Conselho Municipal de Educação de Sorocaba – CMESO, eleita como representante da supervisão de ensino da rede pública municipal. Coordenadora dos Cursos de Pedagogia e Letras da Faculdade Anhanguera de Sorocaba. Supervisora de Ensino da Rede Municipal de Educação de Sorocaba desde 16/11/2011 atuou como Orientadora Pedagógica na mesma rede, entre 2008 e 2011, e, como Professora da Educação Básica, na Educação Infantil e no Ensino Fundamental de 1998 a 2007.

Convidada: Profa Dra Rosa Aparecida Pinheiro
Currículo: Professora da UFSCar, campus Sorocaba, no curso de graduação em Pedagogia e na Pós-graduação em Educação. Coordenadora do Curso de Pedagogia. Integrante do Comitê Científico do GT 18 – ANPED. Coordenadora Acadêmica do PIBID . Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos, Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte com Estagio Doutoral na Universidad de Barcelona e Pós-doutorado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atuação no campo de pesquisa, ensino e extensão em Formação de Professores, Currículo e Educação de Jovens e Adultos.

Convidada: Profa Rosângela Pereira (CIEE)
Currículo: Possui Licenciatura em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas (1990) e graduada em Gestão de Negócios pela Universidade São Francisco (2003). É gerente Regional São Paulo Leste do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) desde 2009.


ENCONTRO III. Tema: “Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira: O que está faltando para a sua implementação?” (*) Ação em parceria com o Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Sorocaba.


Data: 29/03/18 (quinta-feira), 19:30h
Local: Auditório da Secretaria de Igualdade e Assistência Social – SIAS, sito à R. Santa Cruz, 116, Centro

Convidada: Profa Dra Rosana Batista Monteiro
Currículo: É docente do Departamento de Ciências Humanas e Educação, da Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba. É formada em Pedagogia pela UNESP-Araraquara, com Mestrado em Educação pela UNICAMP e doutorado em Educação pela UFSCar. Atua na educação superior desde 1993, nas subáreas de Política educacional, Gestão Escolar e Educação para as relações étnico-raciais. Participou de projetos junto a SECADI/MEC, que resultaram na publicação do livro “Orientações e ações para a educação das relações étnico-raciais” em 2006. Participação da coordenação colegiada em 2012-2013 do Laboratório de Estudos Afro-brasileiros e(LeAfro) na UFRRJ. Na UFSCar foi Coordenadora de Relações étnico-raciais da Secretaria Geral de Ações Afirmativas, Equidade e Diversidade (SAADE) em 2016. Tem artigos e capítulos de livros relacionados ao campo das relações étnico-raciais e formação de profissionais da educação. Integrou o GEPEFH – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Economia Política da Educação e Formação Humana/UFSCar, de 2006 a 2011. Atualmente é líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Territórios negros e Saúde (ETNS).

Convidada: Profa Marilda Aparecida Corrêa
Currículo: Possui graduação pela Faculdade de Filosofia Ciência e Letras de Sorocaba (em Geografia), Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Botucatu, MBA em Gestão Sistêmica Baseado Pós Graduada em Turismo Ambiental (SENAC/SP), Metodologia de Ensino-Aprendizagem da Geografia no Processo Educativo Faculdade Ciências e Letra de Jabuticabal, Curso especial de Administração e gestão Pública Municipal (Fatec), MBA em Gestão Sistêmica baseados nos valores humanos (FDA), Extensão Formação em História Afro-Brasileira e Africana Faculdade FINOM Paracatu/MG, em Relações Étnicos Raciais, Extensão em Formação de Formadores para a educação das relações étnico raciais (UFSCAR), Extensão em Brasil/África e África/Brasil (USP). Idealizadora do Projeto Curumim pelo Nucab (Uniso) e da Ong Centro Cultural Quilombinho. Atua no Conselho da Fundação de Seguridade do Funcionários Público de Sorocaba, Conselho de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra, e no Conselho Municipal de Educação (CMESO). Material: Download da apresentação: Trajetória da história afro-brasileira em Sorocaba.


ENCONTRO II. Tema: “Escola Sem Partido”


Data: 09/10/2017 (segunda-feira), 19:00h
Local: Centro de Referência em Educação (CRE)

Convidado: Prof. Aldo Vannucchi
Currículo: Possui graduação em Filosofia pela Universidade Gregoriana de Roma (1948), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras “Nossa Senhora do Patrocínio” (1981), graduação em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma (1952), mestrado em Filosofia pela Universidade Gregoriana de Roma (1968) e mestrado em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma (1971). Atualmente é Assessor Especial da Reitoria da Universidade de Sorocaba, instituição na qual foi Reitor também. Foi membro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação – CES/CNE. Possui vários títulos publicados na área de Educação e Cultura. Material: Download da apresentação: aqui.

Convidado: Prof. Dr. Pedro Laudinor Goergen
Currículo: Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Nossa Senhora Imaculada Conceição (1968) e doutorado em Filosofia – Ludwig Maximilians Universität München (1975). Pos-doutorado na Universidade de Bochum e no Instituto Max Planck da Alemanha. Atualmente é professor titular da Universidade de Sorocaba e professor titular (colaborador) da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando e publicando principalmente nos seguintes temas: Educação, Universidade, Ética, Formação de professores e Teoria Crítica.


ENCONTRO I. Tema: “Plano de Ações Articuladas (PAR)”


Data: 30/08/2017 (quarta-feira), 09:00h
Local: Centro de Referência em Educação (CRE)

Convidado: Marcio Bortolli Carrara
Currículo:Gestor de Desenvolvimento Educacional da Secretaria de Educação de Sorocaba. Resumo: O Plano de Ações Articuladas é uma ferramenta de planejamento das políticas educacionais, e funciona em regime de colaboração federativa. Esse planejamento auxilia estados e municípios no diagnóstico de suas redes e na estruturação de ações para o alcance de suas metas educacionais.